Black Friday Brasileira
- Juliana Bernardes
- 8 de dez. de 2022
- 3 min de leitura
Originalmente, nos Estados Unidos, a Black Friday representa basicamente a data que inicia a temporada de compras natalinas, na quarta sexta-feira de novembro, ou seja, após o Dia de Ação de Graças. Por isso, muitos tipos de lojistas oferecem descontos expressivos, para estimular as pessoas a comprarem ainda mais.
Inspirada nesta tradição, a primeira Black Friday brasileira aconteceu em 2010, totalmente online. A partir daí, o evento cresceu ao longo dos anos, ocorrendo não apenas em e-commerces, mas também em lojas físicas, mercados, prestadores de serviços e outros tipos de comércio, como o de gastronomia. No Brasil é comum que os lojistas estendam o período de vendas por uma semana ou um mês, chamados de Black Week e Black November, respectivamente. No entanto, é preciso ter cuidado com as compras, pois alguns comerciantes não são honestos e aumentam o preço antes da Black Friday para simular descontos reais.
No geral, eu gosto da Black Friday e já fiz boas compras, também este ano. Eu costumo comprar mercadorias e serviços, principalmente coisas da minha rotina ou algo que está na minha lista de desejos. Minhas compras mais incomuns envolvem fornecedores de casamento. Eu me casei no ano passado e consegui bons descontos em duas edições da Black Friday, pagando terno do noivo, sapato da noiva, bar de drinks, doces, chinelos personalizados e cabine de fotos, por exemplo. Considerando que planejar uma festa de casamento é caro e estressante, meu conselho para todas as noivas é: busque boas oportunidades na Black Friday.
LEGENDAS
Temporada: Um período do ano caracterizado por um determinado clima ou evento. Tempo; intervalo; ocasião.
Dia de Ação de Graças: Um feriado de celebração, realizado na quarta quinta-feira de novembro nos Estados Unidos e na segunda segunda-feira de outubro no Canadá, para lembrar o agradecimento que as pessoas que vieram da Europa deram a Deus quando coletaram colheitas pela primeira vez em seu novo país. Dia do Peru.
Lojistas: Plural de uma pessoa que possui ou opera uma loja. Comerciantes; empresários; negociantes.
Daí em diante: A partir desse momento; a partir daí; depois disso; mais tarde; subseqüentemente; desde então.
Cresceu: Passado de tornar-se maior em tamanho ou grau. Aumentou; melhorou; expandiu.
E-commerces: Plural de um tipo de comercialização pela qual a compra e venda online de produtos e serviços, bem como as transações financeiras, são realizadas totalmente pela internet. Comércio eletrônico.
Comércio: Atividade de troca, venda ou compra de produtos, mercadorias, valores etc., visando, num sistema de mercados, o lucro. Mercado; negociação; transação; tráfico.
Comerciantes: Plural para uma pessoa que está no negócio de venda ou troca de mercadorias ou valores mobiliários. Concessionários; fornecedores; vendedores; lojistas.
Mercadorias: Coisas ou itens em geral. Material; objetos; produtos.
Lista de Desejos: Coisas desejadas. Lista de compras.
Casamento: Ritual que celebra oficialmente o início de um casamento. Núpcias; matrimônio; União.
Fornecedores: Plural para uma pessoa ou organização que fornece a um cliente produtos para vender. Provedor; abastecedor; concessionários; vendedores.
Noivo: Um homem que vai casar ou acabou de casar. Esposo; cônjuge; futuro marido; novo marido; recém casado.
Terno: Paletó e calça ou paletó e saia feitos do mesmo material. Conjunto de roupas.
Noiva: Uma mulher que vai se casar ou que acabou de se casar. Cônjuge; esposa; futura esposa; mulher recém casada.
Chinelos: Um tipo de sapato aberto, muitas vezes feito de borracha, com uma tira em forma de V que vai entre o dedão e o dedo próximo a ele. Sapatos; sandálias.

Comments