Fernando de Noronha - Ilha cênica brasileira
- Juliana Bernardes
- 1 de nov. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de nov. de 2022

Fernando de Noronha é uma ilha que pertence ao estado de Pernambuco. Apesar dela fazer parte do Brasil, na minha opinião, viajar para Noronha é muito diferente de outros destinos brasileiros e muitas pessoas a consideram como uma viagem impossível, principalmente pelos altos preços que incluem não só os voos, mas também as reservas de pousadas, passeios , taxas obrigatórias de proteção ambiental e custos com alimentação e transporte. Tudo o que é consumido lá é importado do continente. Então, esse é o motivo dos preços caros, como a água de coco custando incríveis R$20,00 nas praias, por exemplo.
A ilha está uma hora à frente em relação ao fuso horário de Brasília. Por esta razão, o pôr do sol ocorre mais tarde e os turistas podem aproveitar mais tempo nas praias paradisíacas. Na maioria delas os visitantes podem ter uma experiência praticamente exclusiva. Ou seja, não há vendedores de praia, mendigos ou música alta. Geralmente as praias oferecem o ambiente natural ou simples quiosques em algumas delas, para ter momentos de paz e contemplar a paisagem e a vida marinha.
A Praia do Sancho já foi considerada cinco vezes a praia mais bonita do mundo. O acesso até lá é possível de duas formas: de barco ou descendo uma estreita escada no interior das rochas e centenas de degraus. Todo esforço é valioso, pois a praia é fantástica.
Alguns blogueiros e turistas descrevem a viagem à Fernando de Noronha como uma viagem a uma ilha europeia. Eu nunca estive em nenhuma ilha fora do Brasil ainda. Se a opinião deles for verdadeira, já tive o gostinho de viajar para a Grécia, meu destino dos sonhos, sem sair do meu próprio país.
LEGENDAS
Voo: O ato ou estado de viajar pelo ar. Voo; viagem aérea.
Pousada: Qualquer estabelecimento onde os viajantes possam obter alojamento. Casa de hóspedes; hostel; alojamento; dormitório.
Passeio: trajeto percorrido, a pé ou em um meio de transporte, como exercício ou lazer. Excursão; expedição.
Obrigatório: Requerido ou comandado pela autoridade. Compulsório; estipulado.
Ambiental: Relacionado com a natureza e o impacto humano sobre ela. Verde; ecológico; natural.
Taxa: uma quantia em dinheiro paga por um determinado trabalho, direito ou serviço. Tarifa; imposto; tributo, cobrança.
Vendedor: uma pessoa ou empresa que oferece algo para venda, especialmente um comerciante na rua. Ambulante.
Mendigo: Uma pessoa, tipicamente sem-teto, que vive pedindo dinheiro ou comida. Pedinte.
Quiosque: Pequena estrutura fechada, muitas vezes autônoma, aberta de um lado ou com janela, utilizada como estande para venda de jornais, cigarros, etc. Banca; barraquinha.
Paisagem: O aspecto cênico de um país ou terra. Cenário; Visão; panorama; vista; perspectiva.
Escada: equipamento utilizado para subir e descer, que consiste em duas barras verticais ou pedaços de corda unidos entre si por um conjunto de degraus horizontais.
Gostinho: Uma amostra de algo, normalmente usado como exemplo de algo. Ilustração; modelo; exemplificação; representação; instância.
Próprio: Usado para enfatizar que algo pertence a uma pessoa em particular. Pessoal; distintivo; Individual; respectivo.
