É possível aprender inglês sem saber gramática?
- Rebeca Simim
- 11 de out. de 2022
- 1 min de leitura
Muitas pessoas se dedicam tanto à gramática que se esquecem de aprender a falar. Há outras, ainda, que acreditam que isso só se dará quando estiverem em um nível avançado.
O fato de não sabermos regras gramaticais não nos torna incompetentes ao falar nossa língua materna. Afinal, à medida que vamos crescendo, aprendemos ouvindo as pessoas que nos cercam. Porém, é na escola que nos tornamos realmente fluentes: adquirindo a habilidade de representar nossa linguagem falada na escrita e leitura, aumentando, consequentemente, o vocabulário.
Além disso, a globalização e o contato das pessoas com estrangeiros faz com que as línguas se movimentem para a criação de palavras e expressões comuns a todo o mundo.
Mas quem ditará seu uso?
A gramática tem este papel, de dar estrutura às línguas.
Podemos nos perguntar, então: quando é o melhor momento para se aprender a gramática?
Partindo do princípio de que a aprendizagem é algo constante e gradual, pode-se dizer que quanto antes e mais regras gramaticais sabemos, melhor podemos expressar nossas ideias de forma assertiva.
Te desafio, assim, a ver a gramática com outros olhos, ao longo da leitura das postagens deste site. Pois ela pode ser uma ferramenta para o processo de aprendizado dinâmico e garantir a apropriação de conhecimentos a partir de consultas periódicas.
Comentários